Boas Práticas para o Turismo de Base Comunitária

Neste sábado, 26 de março de 2011, o CEPEC Centro de Pesquisa e Promoção Cultural realizou, na Casa da Cultura Arrepiados da Serra, o evento de encerramento do programa Boas Práticas para o Turismo de Base Comunitária, parceria com a Associação Amigos de Iracambi e apoio do Ministério do Turismo.

A dedicatória no Catálogo de Produtos do Turismo Comunitário, uma das obras nascidas desta iniciativa, é bastante sugestiva: "A todos vocês que acreditam na possibilidade de melhoria da qualidade de vida do homem do campo, sem que para isso ele tenha que abrir mão de suas origens..."

Foram discutidos pontos centrais do programa, os benefícios alcançados, as dificuldades e as estratégias para continuação dos trabalhos entre os diversos núcleos do entorno do PESB.

ACASA Associação dos Condutores Ambientais Serra dos Arrepiados também teve seu espaço e expôs o seu histórico, formação e objetivos. Apresentamos também um vídeo (incluído no final desta postagem) com imagens da Serra dos Arrepiados, atualmente Serra do Brigadeiro; algumas das imagens foram realizadas antes da fundação do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

O programa realizado pelo CEPEC foi talvez o que mais rendeu frutos às comunidades do entorno do PESB, podendo ser considerado um marco na organização do turismo local.

Outro ponto alto da reunião foi a fala emocionada do descendente de puri e colaborador do programa Jurandir dos Santos Assis, que encerrando o evento, ressaltou a importância de se valorizar a cultura dos Índios Arrepiados, os verdadeiros donos destas terras, mas foram dizimados pelos 'homens brancos'.

Nas fotos abaixo: a entrada da Casa de Cultura Arrepiados da Serra, apresentação cultural, Zezinho (ambientalista e condutor ambiental na porção sul do parque) e o Allan Gustavo (presidente do CEPEC), Branco e eu apresentando ACASA (o Fabrício não saiu na foto), o diretor do PESB pediu a palavra para falar sobre a interação entre ACASA e o PESB e alí está o Renato (gestor do Circuito Turístico Serra de Minas) ao centro, o diretor do PESB sr. José Roberto e o Werter (turismólogo e pesquisador) à esquerda, o assessor da Associação Amigos de Iracambi sr. Robin Le Breton, o público do evento e nova proposta de interação com o SEBRAE apresentada pela Carol.


2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Cassio,
Fico muito grato pelo seu envolvimento com as atividades desenvolvidas dentro do projeto Boas Práticas no Núcleo de Turismo de Base Comunitária dos Galdinos, eperamos que possa desenvolver também esta atividade nos outros Núcleos, sempre com a vertente de envolver a comunidade nas suas programações. Caso se interesse em ajudar a comercializar os roteiros formatados que estão sendo divulgados no catalogo e no site, enfim... nos procure, ok?

Werter Valentim de Moaraes
Coordenador Projeto Boas Práticas 2009 - 2011.

Cássio Lopes disse...

Olá Werter. A experiência no Núcleo dos Galdinos foi realmente interessante, em um ano o projeto alterou o ânimo de toda a família e trouxe importantes mudanças. Com certeza irei participar desta conquista junto aos outros núcleos. De certa forma já estou participando pois tenho divulgado e distribuído o catálogo de produtos do turismo comunitário. Todos vocês estavam inspirados nesta iniciativa. Parabéns!