Córrego do Brigadeiro

.
Ao contrário do que muitos conterrâneos pensam, a comunidade do Brigadeiro não é ao norte de Araponga, aonde está construído desde a década de 40 o casarão da Fazenda do Brigadeiro. Aquela comunidade próxima ao casarão antigo se chama Renego. Este casarão estava sendo usado atualmente como moradia de pesquisadores e ouvi boatos de que será restaurado para dar lugar à um museu, provavelmente para educar os visitantes quanto ao que não se deve fazer com uma mata nativa de enorme riqueza biológica. Este local também tem a sua importância turística por ser o início da trilha mais conhecida de acesso ao Pico do Soares, ponto mais alto do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro - lembrando que só se pode percorrer a trilha com autorização do parque e acompanhamento de guia. É uma trilha bastante extensa, com mais de 7 Km, porém não muito exigente por acompanhar a quase plana Laje do Ouro aonde existe um ribeirão de mesmo nome; ao final da Laje do Ouro a trilha fica mais difícil, mais íngrime. Quatro outras trilhas muito usadas na antiguidade partem dali da fazenda, duas delas em direção ao norte do parque para o município de Pedra Bonita, e outras duas para a comunidade do Brigadeiro. Uma destas, a Trilha do Zimbinha, é a mais usada nos tempos atuais, sobretudo para cavalgada na região do parque.
.
A comunidade do Brigadeiro está no lado leste da serra no município de Fervedouro, na barra do Córrego do Brigadeiro, nascente com água cristalina e inúmeras cachoeiras pequenas.
.
.
.
Seguindo em direção à nascente, encontramos um imenso vale. Antigamente este vale era repleto de casas simples, mas aos poucos os moradores foram vendendo suas terras e migrando para outras regiões. Hoje o proprietário das terras é um senhor que mora em Muriaé e usa as encostas para pastagem de gado. Do lado esquerdo deste vale podemos ver um enorme bloco rochoso bem característico, conhecido como Saco do Bode. Curiosamente, visto a nordeste o Saco do Bode se assemelha à face de um réptil zangado, e visto pelo lado leste à uma mama. Um de seus cumes é totalmente virgem, sendo portanto um 'sonho de consumo' para a escalada estilo clássico na região.
.
.
.
.
.
Deste vale seguem duas trilhas (primeira imagem de satélite abaixo). Em vermelho a famosa Trilha do Zimbinha, que dá acesso à Fazenda do Brigadeiro. Em azul a pouco conhecida trilha que dá acesso à região do Estouros (Boné) em Araponga. Apesar de pouco conhecida e fechada de mato por não estar sendo usada atualmente, esta trilha é importantíssima para o turismo ecológico da região por dois motivos:
- é o acesso mais fácil ao ponto de maior altitude do parque, o Pico do Soares, alcançando a cabeceira da trilha da Laje do Ouro. Um acesso por aí poderia ser realizado num único dia e evitaria a passagem por áreas mais preservadas do parque. Também seria mais fácil do que a trilha do Córrego São Bento, que dá acesso ao lado sul do pico;
- somada à Trilha do Zimbinha estimularia o turismo nas comunidades ao norte do parque, do lado de Fervedouro, onde existem belíssimas cachoeiras (fotos abaixo) e outras trilhas interessantes como a do Morro do Cruzeiro.
.
Fica a dica para a gestão do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.
.
em vermelho a trilha do Zimbinha que dá acesso à Faz. Brigadeiro
em azul um possível acesso mais curto ao Pico do Soares, o mais alto do PESB


.

.

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante sua teoria, a história se reescreve a cada releitura. O termo “brigadeiro” ainda precisa de mais estudos, e para compreender melhor a evolução histórica da nossa região é necessário partir do marco zero “nativos”. É sabido também que boa parte do parque é/era área privada (Fazenda do Brigadeiro), porém este “córrego” não é o verdadeiro nem o falso brigadeiro, é portanto, parte integrante de um território maior. Só a título de esclarecimento, a região onde se localiza a sede da Fazenda do Brigadeiro é conhecida como “Estouros”, este, em cada ponto recebe um nome diferente (são mais de vinte) e ainda sim é Estouros.

Cássio Lopes disse...

Obrigado pelo comentário; agradeço se puder se identificar. Quando disse 'verdadeiro Brigadeiro' me referia à comunidade do Brigadeiro e quando disse 'região do Renego' à comunidade do Renego. Mas realmente o texto tinha ficado confuso, então fiz modificações. Melhorou agora?

Ricardo Sena disse...

Amigos acabei de fazer um post com algumas imagens no meu blog de fotografia (www.ricardosena.com.br) e convido voces para visitá-lo.

Tive a oportunidade de conhecer um pouco desse importante parque e certamente retornarei para fazer outros trekkings nas suas inúmeras trilhas.

Parabéns pelo blog e informações e retornarei com calma para ver os outros posts.

Saudações ecológicas,

Ricardo Sena
www.ricardosena.com.br

Cássio Lopes disse...

Lindas fotos. Parabéns! Quando voltar por aqui não deixe de entrar em contato. Abraço.