Pedra do Pato

.
Este passeio foi realizado em 30 de março de 2002 e contávamos com uma câmera digital de baixa resolução, por isso a péssima qualidade das fotos. Ainda não havia a sede administrativa do PESB e fazíamos inúmeros campings selvagens nos cumes dos picos, sobretudo no Pico do Boné, aonde já pernoitei mais de uma dezena de vezes. Preciso deixar claro que sempre tivemos consciência ambiental e respeito às demais formas de vida desta nossa riquíssima Mata Atlântica. Nesta investida, Fred Junqueira, seu irmão Gabriel,
Dinei, Giu e eu subimos pela frente do Pico Silvestre, também conhecido como Pedra do Pato, orientados por um morador local.
.
.
Depois de transpormos a serra de carro
(naquela época a estrada era impagável) e estourarmos o escapamento do Trovão (meu carro naquela época, em duvidoso estado de conservação), chegamos à Fervedouro e procuramos um bom lugar para acampar. Encontramos um local excelente, acima das cachoeiras do Piu, de onde tínhamos uma visão privilegiada do nosso destino.
.
.
.
Na manhã seguinte acordamos bem cedo e encaminhamos ao nosso destino. O sol nos mostrava o caminho de subida. Começamos a caminhada em direção à pedra, passando por um pasto batido até chegarmos ao trecho rochoso, bem mais íngrime. Seguimos entre arbustos e rocha, desviando dos ananás, passando por trechos um tanto arriscados. Ao final deste trecho mais exigente fizemos uma pausa para apreciarmos a vista.
.
.
.
.
.
O segundo trecho, bem menos íngrime que o primeiro, nos reservou um presente agradável: um poço de água limpíssima aonde paramos para nos refrescar e curtir uma vez mais o visual da serra. Finalmente no cume do Pico Silvestre baixamos o acampamento, bem protegido do vento, e passamos uma noite incrível sob um céu absurdamente estrelado. Dali, a visão do horizonte é de quase 360º e a vista do restante da Serra do Brigadeiro é espetacular.
.
.
.
Me sinto totalmente em casa quando estou na Serra do Brigadeiro. Em várias ocasiões tivemos a sorte de presenciarmos animais selvagens, como uma vez em que deitamos numa trilha próxima à Fazenda do Brigadeiro e contemplamos um bando de muriquis, maior primata das américas, passando acima de nós. A mãezona segurou o galho da árvore fazendo uma ponte para seu filho, que logo em seguida agarrou em seu ventre e voou junto dela num salto espetacular até uma outra árvore mais distante. Noutra ocasião escondemos atrás de pedras num leito de rio e presenciamos um bando de quatis atravessando de uma margem à outra. No final da fila dois filhotes meio desengonçados com dificuldade em transpor as pedras. Ainda não vi outros animais selvagens como anta e porco do mato, mas o meu maior desejo é me deparar com uma onça em plena trilha.
.
E pensar que tem pessoas estúpidas que tentam acabar com esses animais...
.

Nenhum comentário: